Patrocinadores

terça-feira, 28 de junho de 2011

Morte em Apodi: Investigação


Dr. Claiton Pinho comanda as investigações

Apodi - Na tarde desta Segunda Feira (27), o Dr. Claiton Pinho deu continuidade as investigações sobre o caso que ocorreu na comunidade de alagoinha (zona rural de nossa cidade) no último sábado (25), onde na ocasião foi encontrado baleado a pessoa de José Agnaldo Alves Pinto, 28 anos, dentro de um carro tipo Fiat Uno de cor vermelha, Placa: MMO 5061, Mossoró/RN, o qual foi socorrido pela polícia militar e morreu quando dava entrada no Hospital Regional Hélio Morais Marinho. O Dr. Claiton Pinho trabalha com uma nova linha de investigação, várias pessoas já foram ouvidas e o quebra cabeça começa a ser montado. O Homem que efetuou o disparo contra José Agnaldo Alves Pinto, 28 anos, se apresentou com seu advogado na tarde desta segunda feira. Não iremos divulgar maiores informações para não atrapalhar as investigações, porém, vamos acompanhar todo o desenrolar desse fato.

Nota: O delegado já encaminhou a arma encontrada com José Agnaldo Alves Pinto para ser periciada no ITEP, bem como será realizado um trabalho de reconstituição do crime, que deverá ser realizado nos próximos dias.

*Todas as informações foram repassadas pelo Dr. Claiton Pinho, o qual parabenizamos pelo excelente trabalho!

domingo, 26 de junho de 2011

Nossa Comunidade está de LUTO!

José Agnaldo Alves Pinto

VIII - Balancê da Isabel Aurélia Tôrres

Aconteçeu na manhã deste sábado dia  25/06/2011 o VIII Balançê da Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres. O Mesmo aconteçeu de forma diferente, pois foi um arraiá matutino onde ocorreram muitas atrações. Entre elas o desfile das carroças que teve como vencedor a do 7° Ano, logo após o desfile das carroças, ouve também o Pau de Cebo, e o gato no pote, entre esses não ouveram vencedores. Logo após as atrações continuarm trazendo muitas danças, quadrilhas enfim. Estavam presente a Prefeita Gorete Pinto, onde na oportunidade a mesma se comprometeu a cobrir o resto do pátio da escola. O Secretário da Educação Izauro Camilo, o ex- vereador Junior Souza, coordenadora Flavinha entre outros também estiveram presentes. Foi uma festa marcada de muita alegria e diverssão a todos que estiveram presentes.

O diretor fazendo a entrega de premio do desfile  da garota junina

Entrega de premio do 2° Lugar

A Prefeits Gorete fazendo a entrega do premio da Princesinha Junina

fucionários da escola

mesa jugadora


momento em que o pote foi quebrado

  
carroça vencedora do desfile

segunda-feira, 20 de junho de 2011

boa sorte produtores de castanha.


 O blog córrego informado deseja a todos os produtores de castanha de caju, principalmente os da regão da areia   de apodi, uma boa safra  pois a castanha de caju e a nossa maior riqueza e a principal fonte de renda da população dessa região.

sábado, 18 de junho de 2011

Viagem á Mossoró da Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres- St.Córrego

A Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres, fez uma viagem a Mossoró onde os alunos da mesma puderam conferir o espétaculo do "Chuvas De Bala" , foi marcado  de inicio por um  samba logo após teve inicio. Segundo alunos foi uma viagem muito proveitosa e de grande grande importancia. Queríamos aqui parabenizar a todos que contribuiram de forma direta ou indireta para a realização desse evento. Aqui agradaçemos á  direção da E.M.I.A.T principalmente ao diretor Jorge Cãmara que está sempre na luta pela "Eduação". Agradaçemos a Prof° Maria de Jesus por nos ceder as fotos.

Professores e Alunos

Equipe da Escola

Alunos Atentos

Participação de todos

Na volta

Professores



Equipe

Espetáculo

Na Volta



Despedida

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Projeto da cajucultura do RN tem início de atividades


O Projeto de Apoio Financeiro para Assistência Técnica e Criação das Cooperativas Singulares e da Central de Comercialização na Cadeia Produtiva do Caju no Rio Grande do Norte da Fundação Banco do Brasil - FBB começa a dar seus primeiros passos na Região da Areia de Apodi RN.

Este projeto tem como objetivo principal fortalecer a base produtiva dos empreendimentos apoiados pela Fundação Banco do Brasil e parceiros, trabalhando a preservação e recuperação ambiental através do acompanhamento técnico nos pomares, nas 10 comunidade onde se localizam as unidades de produção que a Fundação acompanha, que são no total de 10 no RN. São elas: Apodi, Severiano Melo, Caraúbas, Campo Grande, Portalegre, Assu, Macaíba, Touros, Pureza e Vera Cruz. A COOPAPI é proponente e responsável pela execução do projeto.

Está sendo implantada a primeira área de cajueiro anão precoce Clone BRS 51, numa área de 3,0 ha., sendo 1,0 na propriedade do Senhor Júnior Barreira e 2,0 na propriedade de Adriano Barreira. O terreno já foi empiquetado para plantio de 300 pés de mudas de cajueiro com espaçamento de 10 x 10 m.

Nas primeiras visitas do Agrônomo Antonio Tertulino em sua área de acompanhamento (Apodi) foram detectados alguns problemas como: 
1º - alta incidência de resinose;
2º - incidência de formigas de roça;
3º - Ataque de cupins (ocasionado pela falta da poda de limpeza);
4º - baixo potencial genético das plantas;
5º - baixa fertilidade do solo.

Veja fotos da visita do Tertulino
 Agricultor Marto em sua propriedade mostrando o clone BRS 51
 Pedro Manoel de Sousa - Sítio Lagoa Amarela II
 Ataque de resinone verificado na visita

terça-feira, 14 de junho de 2011

Genário de Souza - Educador Social


Francisco Genário de Souza, nasceu no dia 01 maio 1991, reside no Sitio Córrego, Apodi – RN e é  filho de João Batista de Souza e Albaniza Maria da Conceição de Souza, ambos agricultores. Tem dois irmãos: Geruciano Marcio de Souza e Genésio Batista de Souza.

Concluiu o Ensino Fundamenta no ano de 2006, na Escola Municipal Isabel Aurélia Tôrres, localizada no Sítio Córrego Apodi – RN e o Ensino Médio em 2009 na Escola Estadual Professor Antônio Dantas, Apodi – RN. É agricultor. Se inscrevu para fazer o curso de informática da Estação Digital, fez o curso e se destacou entre os alunos. Depois foi selecionado para ser Educador Social  da Fundação Banco do Brasil - FBB, atuando na Estação Digital Espaço Virtual localizada na comunidade de Córrego Apodi/RN, ministrando curso de informática básica no horário da tarde,

Pela manhã é bolsista do Projeto Dom Helder Câmara, atuando no Projeto de Certificação Orgânica na área de inspeção do Sistema de Controle Interno (SCI) da Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável.

É sócio da Associação dos Mini Produtores de Córrego e Sítios Reunidos - AMPC e fez vários cursos, como de informática, educador social, agente de saúde e Relações Humanas.

sábado, 11 de junho de 2011

IMAGENS FORTES; HOMEM TEM FACA CRAVADA NO OLHO


Um homem conhecido por "Demorou" chegou andando com a faca cravada na face ao melhor estilo dos filmes de terror mas, visivelmente sob efeito de alguma substância psicotrópica, teve que ser amparado. Internou-se para os procedimentos necessários de remoção do objeto e dificilmente corre riscos maiores, visto que estruturas Um home conhecido por "Demorou" chegou andando com a faca cravada na face ao melhor estilo dos filmes de terror mas, visivelmente sob efeito de alguma substância psicotrópica, teve que ser amparado. Internou-se para os procedimentos necessários de remoção do objeto e dificilmente corre riscos maiores, visto que estruturas nobres do crânio não foram atingidas.O autor do delito tem apenas 1 das mãos segundo informações coletadas pela Polícia!  do crânio não foram atingidas.


O autor do delito tem apenas 1 das mãos segundo informações coletadas pela Polícia! 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Saberes da Terra Córrego visita Lajedo de Soledade



A Turma Projovem Campo Saberes da Terra Córrego fez uma visita ontem (05/06) ao Sítio Arqueológico Lajedo de Soledade, Apodi RN. A visita faz parte das aulas do tempo comunidade da turma.

O Lajedo de Soledade, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, está localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, no município de Apodi, a 12 km do centro da cidade.

Localizado numa área de um quilômetro quadrado de rocha calcária, do período paleolítico, o Lajedo de Soledade quase foi destruído pelos produtores de cal da região. Mas a intervenção de geólogos da Petrobras e dos próprios moradores do distrito do Lajedo, no início da década de 90, acabou salvando este sítio.

Segundo Francisco Marcelo, educando da turma a visita foi muito boa, já que não conhecia o Lajedo e o que mais achou interessante foi saber que o tatu gigante que existia antigamente no lajedo tinha o tamanho de um fusca.

Segundo Antonia Ferreira, educadora da turma a visita foi muito importante pelo fato do Sítio de Soledade está localizado perto dos alunos, mas os mesmos não tinham tido ainda a oportunidade de conhecê-lo.

Maria das Graças, vice diretora da Escola Isabel Aurélia Torres e professora da turma afirma que foi muito válida a viagem porque foi mais um momento de entrosamento entre os educandos e os educadores e também de conhecer um pouco mais da história de nossos antepassados para poder comparar com nossos dias atuais. Outro ponto enfatizado pela mesma como positivo foi a visita a Rádio FM Lagoa que serve como elo de comunicação entre toda a comunidade.

O Professor Caubí Torres gostou da disponibilidade da turma em conhecer outras comunidades, o que pode ajudar a entender a conjuntura do município e da região.

Para a técnica agropecuária Irenilde Oliveira, a viagem foi muito proveitosa, pois além do lazer, os educandos tiveram a oportunidade de saber a importância de registros das ações do dia-a-dia pois as próximas gerações terão mais dados para poder estudar o nosso tempo.

Veja fotos da viagem:
 Na ida ao lajedo
Educandos ouvindo apresentação do guia.
Equipe em frente ao lajedo
 Equipe visitando o Piscinão de Soledade
Marcelo, Joégna, Fôfa e Aurineide - Educandos

Irenilde, Caubí Torres, Graças e Antonia Ferreira  educadores
Educadores e educandos da turma

sábado, 4 de junho de 2011

Desvendado furto no sitio córrego zona rural apodi/rn

 


Apodi - Por volta das 11:00hs da manhã de hoje (04), uma guarnição da Rádio Patrulha, sob o comando do Sgt. Xavier, juntamente com os policiais Nilson e Venilson conseguiram após informações desvendar um furto que aconteceu no sítio Córrego, zona rural de Apodi/RN. Na ocasião, os policiais recuperaram aproximadamente R$ 200,00 (Duzentos Reais) e um cartão de banco, os produtos estavam com dois menores, um de 16  F.J.S.T. e outro de 17  F.E.F.S.J. Todos os procedimentos legais foram realizados na delegacia de Políca Civil de nossa cidade.

Nota: Parabéns ao Sgt. Xavier e sua equipe!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

caminhada contra o tabagismo na nossa comunidade.


A prefeitura Municipal de Apodi tem feito um ciclo de palestras na semana em que é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. O encerramento deste ciclo foi agora a pouco (quarta-feira, 01) e contou com a participação de toda a classe escolar do município. O auge da campanha foi uma caminhada realizada no sítio Córrego.

A prefeita Goreti Pinto tem feito um trabalho de incentivo a políticas públicas de prevenção, como por exemplo, esta com o objetivo de inibir o tabagismo. A caminhada realizada na manhã de hoje contou com a presença do secretário de Educação Izauro Camilo de Oliveira (Vêra), secretaria-adjunta Flávia Cristina, enfermeiras, agentes de saúde,  professores e o diretor Jorge Luiz  e a população do sítio Córrego.
ASCOM – PMA