Patrocinadores

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Projeto da cajucultura do RN tem início de atividades


O Projeto de Apoio Financeiro para Assistência Técnica e Criação das Cooperativas Singulares e da Central de Comercialização na Cadeia Produtiva do Caju no Rio Grande do Norte da Fundação Banco do Brasil - FBB começa a dar seus primeiros passos na Região da Areia de Apodi RN.

Este projeto tem como objetivo principal fortalecer a base produtiva dos empreendimentos apoiados pela Fundação Banco do Brasil e parceiros, trabalhando a preservação e recuperação ambiental através do acompanhamento técnico nos pomares, nas 10 comunidade onde se localizam as unidades de produção que a Fundação acompanha, que são no total de 10 no RN. São elas: Apodi, Severiano Melo, Caraúbas, Campo Grande, Portalegre, Assu, Macaíba, Touros, Pureza e Vera Cruz. A COOPAPI é proponente e responsável pela execução do projeto.

Está sendo implantada a primeira área de cajueiro anão precoce Clone BRS 51, numa área de 3,0 ha., sendo 1,0 na propriedade do Senhor Júnior Barreira e 2,0 na propriedade de Adriano Barreira. O terreno já foi empiquetado para plantio de 300 pés de mudas de cajueiro com espaçamento de 10 x 10 m.

Nas primeiras visitas do Agrônomo Antonio Tertulino em sua área de acompanhamento (Apodi) foram detectados alguns problemas como: 
1º - alta incidência de resinose;
2º - incidência de formigas de roça;
3º - Ataque de cupins (ocasionado pela falta da poda de limpeza);
4º - baixo potencial genético das plantas;
5º - baixa fertilidade do solo.

Veja fotos da visita do Tertulino
 Agricultor Marto em sua propriedade mostrando o clone BRS 51
 Pedro Manoel de Sousa - Sítio Lagoa Amarela II
 Ataque de resinone verificado na visita

Nenhum comentário:

Postar um comentário