Patrocinadores

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Saberes da Terra Córrego visita Lajedo de Soledade



A Turma Projovem Campo Saberes da Terra Córrego fez uma visita ontem (05/06) ao Sítio Arqueológico Lajedo de Soledade, Apodi RN. A visita faz parte das aulas do tempo comunidade da turma.

O Lajedo de Soledade, um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil, está localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, no município de Apodi, a 12 km do centro da cidade.

Localizado numa área de um quilômetro quadrado de rocha calcária, do período paleolítico, o Lajedo de Soledade quase foi destruído pelos produtores de cal da região. Mas a intervenção de geólogos da Petrobras e dos próprios moradores do distrito do Lajedo, no início da década de 90, acabou salvando este sítio.

Segundo Francisco Marcelo, educando da turma a visita foi muito boa, já que não conhecia o Lajedo e o que mais achou interessante foi saber que o tatu gigante que existia antigamente no lajedo tinha o tamanho de um fusca.

Segundo Antonia Ferreira, educadora da turma a visita foi muito importante pelo fato do Sítio de Soledade está localizado perto dos alunos, mas os mesmos não tinham tido ainda a oportunidade de conhecê-lo.

Maria das Graças, vice diretora da Escola Isabel Aurélia Torres e professora da turma afirma que foi muito válida a viagem porque foi mais um momento de entrosamento entre os educandos e os educadores e também de conhecer um pouco mais da história de nossos antepassados para poder comparar com nossos dias atuais. Outro ponto enfatizado pela mesma como positivo foi a visita a Rádio FM Lagoa que serve como elo de comunicação entre toda a comunidade.

O Professor Caubí Torres gostou da disponibilidade da turma em conhecer outras comunidades, o que pode ajudar a entender a conjuntura do município e da região.

Para a técnica agropecuária Irenilde Oliveira, a viagem foi muito proveitosa, pois além do lazer, os educandos tiveram a oportunidade de saber a importância de registros das ações do dia-a-dia pois as próximas gerações terão mais dados para poder estudar o nosso tempo.

Veja fotos da viagem:
 Na ida ao lajedo
Educandos ouvindo apresentação do guia.
Equipe em frente ao lajedo
 Equipe visitando o Piscinão de Soledade
Marcelo, Joégna, Fôfa e Aurineide - Educandos

Irenilde, Caubí Torres, Graças e Antonia Ferreira  educadores
Educadores e educandos da turma

Nenhum comentário:

Postar um comentário